AGORA É NOSSA VEZ !

MACEDO

terça-feira, 17 de agosto de 2010

QUEBRA PAU DE CANDIDATO A SENADOR E JORNALISTA NA TV DO ACRE

Terminou em pancadaria, em Rio Branco (AC), a gravação de uma entrevista entre o candidato ao Senado João Correia (PMDB) e o jornalista Demóstenes Nascimento, apresentador da TV 5, afiliada à Rede Bandeirantes.
A entrevista, que seria exibida na noite da última terça-feira (10), foi interrompida quando o candidato e o jornalista passaram a trocar insultos, palavrões, socos e pontapés no estúdio da emissora.

Ambos registraram queixa na polícia, compareceram ao Instituto Médico Legal para exames de corpo de delito e ameaçaram represálias jurídicas.
Correia e um grupo de aliados políticos, após as agressões, foram recebidos pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Arquilau Melo.Ex-deputado federal e professor de economia da Universidade Federal do Acre, Correia levou a pior no embate. Sofreu escoriações (face, queixo e joelho direito) e lesão de tendão com desalinhamento de falange distal (dedo anular)."Terei que ser submetido a tratamento conservador do dedo, mas o ortopedista não descarta a necessidade de tratamento cirúrgico", relatou o candidato pela coligação "Liberdade e Produzir para Empregar" (PSDB, PMDB, PPS, DEM, PMN, PSC, PT do B e PSL).
O jornalista Demóstenes Nascimento disse que ameaçou interromper a entrevista quando o candidato começou a gritar após ser questionado sobre a área de segurança pública. A partir disso, teria começado a troca de insultos, palavrões, socos e pontapés.
O candidato contesta a versão do jornalista."Falei que o governo da Frente Popular do Acre fracassou e que as obras da BR-364, de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, eram usadas para a lavagem de dinheiro.

O apresentador disse que sou envolvido no escândalo das Sanguessugas e que não tenho moral para falar contra o governo. Falei que ele é um lacaio, vendido. Ele pediu que a gravação fosse encerrada, tirou o paletó e o microfone e partiu para me agredir com murros e pontapés", relatou Correia.
 O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) distribuíram uma nota em que repudiam a "atitude covarde e agressiva" do candidato contra o jornalista."O jornalista foi agredido quando exercia seu trabalho de maneira isenta e honesta.
É lamentável que profissionais de comunicação ainda sejam submetidos a episódios truculentos como esses no livre exercício da profissão", afirma a nota do Sinjac e Fenaj.
O diretório regional do PSDB também distribuiu uma nota de repúdio contra o jornalista que "agrediu verbal e fisicamente o candidato ao Senado da República" João Correia, durante a entrevista marcada com a autorização do TRE-AC."Esperamos que a gravação, na íntegra, seja entregue à Justiça para que possa ser apurada a verdade dos fatos e tomadas todas as providência cabíveis nesse caso, para que, realmente, a liberdade de expressão possa acontecer nessas eleições", assinala a nota do PSDB.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

NOVA PESQUISA PELA DISPUTA DO GORVERNO DO MARANHÃO MOSTRA ROSEANA NA FRENTE !



A disputa pelo governo do Estado mantém-se rigorosamente estável no Maranhão. É o que revela nova rodada de pesquisas do Instituto Escutec/O Estado, divulgada neste sábado (14). Os candidatos variaram – para baixo ou para cima – exatamente dentro da margem de erro, mantendo inalterada a sucessão maranhense.
Primeira colocada na disputa, a candidata Roseana Sarney (PMDB), que tinha 50,4% na pesquisa anterior, do dia 25 de julho, aparece agora com 49,6%, variando menos de 1 ponto percentual para baixo. Jackson Lago (PDT), que tinha 25,8%, agora tem 23,7%. E Flávio Dino (PCdoB), agora tem 18,2%, ante 16,8% da pesquisa de julho. A margem de erro da nova pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O resultado final, portanto, manteve-se inalterado. Os demais candidatos – Marcos Silva (PSTU), Saulo Arcangeli (PSol) e Marcos Igreja (PCB) – mantiveram-se com índices abaixo de 1% de intenção de votos“Os números mostram que a campanha não deslanchou efetivamente, o que é normal e até previsível. Não houve fato político que justificasse uma alteração dos números”, explicou o presidente da Escutec, jornalista Fernando Júnior. Para ele, esta estabilização só deverá mudar com o início da propaganda eleitoral.
São Luís
Roseana Sarney mantém a dianteira em todas as regiões do Estado. Na Grande São Luís, que inclui a capital maranhense, ela fica com 46,4%. Flávio Dino aparece com 31,9% e Jackson Lago com 10,8%. Os demais candidatos registraram traço.
A região em que a governadora mantém o maior índice de intenção de votos é a região Norte (54,8%). No Sul, no Centro e no Leste do Estado ela também registra percentuais acima de 50%. Apenas na região Oeste, seus índices ficam na casa dos 44%, ainda assim, mais de 10 pontos à frente do segundo colocado, Jackson Lago.
Na pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor cita qualquer nome, sem necessidade de apresentação dos candidatos – Roseana também mantém folga em relação aos demais candidatos. Ela aparece com 35,8% das citações, contra 19,2% de Jackson e 11,7% de Flávio Dino. Os demais candidatos não pontuaram.
Escutec ouviu 1.059 eleitores, entre os dias 11 e 13 de agosto. O registro no Tribunal Regional Eleitoral é o de nº 28870/2010.
Dilma Rousseff tem dianteira no Maranhão
A nova pesquisa Escutec/O Estado revelou também que a candidata do PT, Dilma Rousseff (PT), mantém no Maranhão uma grande dianteira sobre o seu principal adversário, José Serra (PSDB). A petista apresenta 58% das intenções de voto no estado, contra 25,3% de José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, tem 7,6% de intenção de votos no Maranhão. Nenhum dos demais candidatos pontuou acima de 1% na pesquisa divulgada neste sábado.
Dilma vence Serra em todas as regiões do Maranhão. No Leste, ela alcança 61,5% das intenções de votos. Na Grande São Luís, ela apresenta 54,8% das intenções de voto, contra 21,1% de Serra e 10,1% dados a Marina Silva. Também na Grande São Luís, os demais candidatos aparecem com menos de 1%.
O candidato do PSDB é também o mais rejeitado dentre os candidatos a presidente no Maranhão. Nada menos que 35,7% dos eleitores disseram que não votariam nele em hipótese alguma. Dentre os principais candidatos, Dilma Rousseff é a menos rejeitada, com apenas 12,9%. Marina Silva tem 15,3% de eleitores que a rejeitam.
Na pesquisa Escutec/O Estado foi perguntado também a opinião do eleitor maranhense sobre o governo Roseana Sarney. Ela é aprovada por 63,1% de eleitores, que consideraram seu governo bom (52,3%) e ótimo (10,8%). Apenas 17,8% dos maranhenses consideraram péssima a administração roseanista. Neste quesito, apenas 2% dos eleitores não quiseram ou não souberam opinar.
(As informações são do jornal O Estado do Maranhão).

sábado, 14 de agosto de 2010

SERÁ SE PALMÉRIO DÓRIA AINDA TERÁ CORAGEM DE LANÇAR SEU "LIVRO " NO MARANHÃO !

Ao lado o primeiro ovo lançado para
 o escritor Palmério Dória em Imperatriz
IMPERATRIZ (MA) – Na noite dessa quinta – feira, 12 de Agosto, o escritor Palmério Dória repetiu sua ousadia de vir ao Maranhão para lançar o seu esculhambado livro “Honoráveis Bandidos”. Na sua primeira tentativa em São Luis o evento terminou em pancadaria, estudantes protestaram dentro do Sindicato dos Bancários contra a politicagem do dito escritor comandada por Jackson Lago e Zé Reinaldo.
Palmério e vários integrantes conhecidos da oposição no Maranhão montaram uma grande estrutura patrocinada pela Prefeitura de Imperatriz para tentaram conseguir realizar o lançamento do livro. A tentativa ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Maranhão de Imperatriz. Os organizadores do evento distribuíram convites, visitaram escolas, universidades, anunciaram em rádio, TV, carro de som, fizeram panfletagem, porém o resultado não surtiu efeito.O evento deveria acontecer no auditório da universidade, também no pátio do centro de ensino foi montado um telão para os visitantes assistirem. O público foi pífio. A UEMA funciona em frente à FAMA de Imperatriz nenhum dos acadêmicos de ambas universidades deixaram de assistir aula para prestigiar o tal lançamento, as universidades preferiram não liberar os alunos. O público da cidade não apareceu, deu pra contar as mesmas figuras de sempre, os mesmos do Sindicato dos bancários. Jornalistas como Garrone, Marcio Santos (também conhecido no meio juvenil como Porca de Maiô), o ex - deputado pedetista Luiz Pedro, o candidato a vice de Jackson, Pastor Porto, o alucinado Mané da Conceição e o ousado Palmério Dória. As cadeiras quase todas vazias, não fosse o público que protestou.



Marcado para oito horas da noite, a falta de público levou o evento ao início às nove e meia. Sem nenhuma empolgação no momento que o alucinado Mané da Conceição falava as coisas de sempre um estudante surgiu vestido de fio dental, sutiã e tamanco em protesto inusitado ao escrito. A platéia vibrou ao ver a cena. A cara do escritor era de espanto. O Estudante fez questão de olhar para o escritor e dizer que Maranhão não era o seu lugar. Palmério não sabia onde botar a cara. 


Quando desfilava o estudante em protesto vários populares na platéia iniciou uma chuva de ovos contra Palmério Dória que se sentiu obrigado a se esconder debaixo da mesa, vários ovos foram acertados no escritor (veja na foto). Mesmo tentando resistir ao protesto generalizado foi impossivel conter os manifestantes. Palmério depois de se esconder debaixo da mesa saiu lavado de ovo por todo o corpo para o carro da polícia.
A platéia começou a “xingar” o escritor: “respeite os maranhenses seu desgraçado” ainda completavam “vai embora do Maranhão Palmério”. Iniciou o tumulto. A polícia disparou vários tiros de borracha e ainda explodiu dentro do auditório uma bomba de efeito moral. Todos correram para fora da universidade. Absolutamente ninguém ficou no auditório. Palmério Dória saiu no carro da polícia. O evento acabou antes mesmo da fala do escritor na sua tão desejada e nunca possível noite de autógrafos do livro “Honoráveis Bandidos”.
Encerrado o evento, dezenas de estudantes e jovens de movimentos organizados de estudante e juventudes dos municípios de Imperatriz, Grajaú, Davinópolis, Balsas, João Lisboa, Pio XII, Peritoró, Coroatá, Caxias, São João do Sóter, Governador Nunes Freire, Turilândia, Paço do Lumiar e São Luís ficaram horas plantados à frente da universidade em protesto ao livro.Os manifestantes cantavam de pé com muita vibração palavras de ordem como “Sarney Guerreiro do povo brasileiro” e seguiam dizendo “Jackson ladrão, roubou o Maranhão”. Não houve nenhuma ação em resposta da população de Imperatriz.
A polícia manteve o controle da manifestação.  A imprensa estava em peso fazendo a cobertura dos fatos. Em entrevista o Conselheiro Estadual de Juventude e Vereador de Pio XII, Assis Filho, falou que os maranhenses não irão mais admitir que um escritor até então desconhecido que não conhece o Maranhão nem mesmos os maranhenses venha para nossa terra denegrir a imagem de uma grande personalidade como senador Sarney.
“O direito que eles têm de falar mal do Sarney é o mesmo direito que nós temos de defendê – lo, a democracia existe para ambos os lados, aqui não tem baderna, é uma manifestação pacífica, espontânea e independente da juventude maranhense”. Declarou o líder juvenil.
No final da manifestação um grupo ligado ao PDT de imperatriz lançou várias pedras de dentro da UEMA em direção a rua onde se encontravam os manifestantes, uma ação covarde, pois o muro da universidade impedia ver os agressores e impossibilitava a defesa, dois jovens foram atingidos no rosto e sangraram muito, a polícia levou - os para o hospital e ficaram bem. O ato de atirar pedras nos manifestantes demonstra quem foi de fato baderneiro e agressores, não houve ninguém que diga que foi atingido fisicamente pelos jovens manifestantes.A cidade de Imperatriz parou para ver o acontecido, populares não acreditavam que acontecia uma manifestação pró – Sarney na porta de uma universidade, com um detalhe, sem reação contrária do populares. Palmério Dória e tropa de loucos oposicionistas continuam na vontade de lançar o que eles chamam de livro. Mais uma vez passou vexame e saiu corrido no carro da polícia, não teve direito nem de dizer boa noite no evento, imaginem de autografar um livro.O Maranhão não é terra sem lei. Quem prega a libertação tem que começar respeitando os adversários e fazendo uma política limpa, sem baixarias, como essa de usar e financiar um escritor para promover uma campanha política literária disfarçada.

José Sarney – um grande patrimônio do Maranhão.

Têm sido constantes os ataques das oposições do Maranhão ao Senador Sarney.
Por duas vezes o escritor Palmério Doria tentou sem sucesso realizar o lançamento do seu livro “Honaráveis Bandidos” no Maranhão, a primeira no Sindicato dos Bancários em São Luis e a segunda no auditório da UEMA em Imperatriz. Ambas veementemente protestadas por jovens e estudantes.
Os meios de comunicação ligados a oposição tentam a todo custo apresentar esses jovens manifestantes como baderneiros e marginais, fatos que nem de longe condizem com a realidade. Na verdade o que pensa a oposição é que somente eles têm o direito de se manifestarem e qualquer manifestação contrária do que eles pensam é baderna ou antidemocrática como se a democracia só existisse para acobertar as suas ações.
A atitude de vários jovens no Sindicato dos Bancários em São Luís e recentemente na UEMA de Imperatriz foi uma ação espontânea e independente de jovens de várias regiões do estado que não concordam com a maneira tendenciosa e pejorativa que o escritor Palmério Doria discorre no seu livro sobre a vida política, profissional e inclusive pessoal do Senador Sarney, da sua família e de seus aliados próximos.
A obra “Honoráveis Bandidos” por sua capa demonstra com clareza a baixaria de um escritor que não é maranhense e não conhece o Maranhão. Causa nojo só mesmo sua estampa desrespeitosa.
A vida do senador José Sarney sempre foi pautada na idoneidade e na dedicação de mais de 50 anos ao povo brasileiro. Nós jovens maranhenses nos orgulhamos de um irmão que leva o nome do nosso estado para todo o Brasil e é por entender a sua importância é que manifestamos publicamente o apreço e o companheirismo que temos com o maranhense José Sarney.
Falar em José Sarney é falar da história do Maranhão, é falar da história do Brasil. Nascido as 07h30min (da manhã) do dia 24 de Abril de 1930, na efervescência da tomada de poder de Getúlio Vargas. Um menino pobre, nascido numa casa tão pequena quanto simples, de chão de barro no longínquo interior do estado do Maranhão, município de Pinheiro, só não sabia ninguém e talvez só o destino que aquele pobre menino, dezenove períodos de governo à frente, assumiria o mais alto poder do país se tornando o primeiro presidente civil do Brasil.
Assim como nós, durante sua trajetória de vida, José Sarney teve passagem pelas lutas da juventude como todo grande líder. Foi militante do movimento estudantil, líder do Liceu maranhense, como universitário foi dirigente da UME (União Maranhense de Estudantes) e participou de vários congressos da União Nacional de Estudantes – a UNE.
Temos defendido o direito da honra desse maranhense. Fatos como o que tem acontecido contra o livro de Palmério Dória nos leva a recordar um fato marcante na vida de Sarney que aconteceu em 1945, no Teatro Artur de Azevedo no qual toda a alta classe de São Luís se reunia para assistir peças teatrais. O interventor também sempre se fazia presente com sua família e ao chegar o protocolo sempre era o mesmo: toda a platéia parava para saudar com palmas a mais alta autoridade estatal. Ocorreu que nesse dia, impulsionado pela insatisfação do regime fascista e ditatorial no Brasil da era Vargas, Sarney decidiu quebrar o protocolo, no instante em que o interventor Paulo Ramos e sua família adentravam – se ao Teatro Artur de Azevedo, Sarney proclamou: “Abaixo a Ditadura!”. A platéia ficou perplexa, como resultado óbvio do seu ato, a polícia reprimiu o jovem Sarney com voz de prisão.Tem sido assim a luta engajada de vários jovens maranhenses como a de Sarney nesse dia.
Falar no presidente Sarney é também falar no mestre Sarney, no contista, no romancista, no cronista, no poeta, no escritor. Tão qualitativo que é na política também se faz na literatura, aos 21 anos ingressou na Academia Maranhense de Letras, em razão do sucesso do seu livro de estréia “Canção Inicial”. Dentre tantas outras obras lançadas, Sarney também foi o autor da ficção “Noite das Águas”, do romance “O Dono do Mar” e da classificação poética “Marimbondos de Fogo”. O que lhe rendeu aos 50 anos a eleição para a Academia Brasileira de Letras. Imortalizado como os escritores maranhenses Gonçalves Dias, Odorico Mendes, João Lisboa, Artur de Azevedo, Coelho Neto, Humberto de Campos, a biografia de José Sarney estar intimamente ligada ao que ele próprio expressou para o repórter Luís Antônio Ryff, da Folha de São Paulo em 1998: “Minha vida tem duas vertentes, a da política e da literatura. A política foi o destino, a literatura é a vocação (...)”.
O escritor Sarney é bem diferente do escritor Palmério Dória, aquele preza pela literatura qualitativa, este pelo baixo calão. A opção de Palmério Doria nunca vai lhe render uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Palmério nunca será imortalizado morrerá como um velho escroto.
Sarney é um democrata, quando Presidente da República do Brasil de todas as conquistas do seu governo a que mais marcou por todos os tempos foi o ato de coragem e de atendimento do reclame social em convocar a Assembléia Nacional Constituinte – o maior instrumento de envolvimento político cidadão dos brasileiros numa ampla discussão de garantias individuais e coletivas que estabeleceriam em condição perpétua o ordenamento jurídico maior do nosso país, construído com a participação e com a mobilização popular de todos os setores organizados da sociedade - surgiu dela a Constituição Cidadã de 1988 que reimplantou o estado de direito e criou uma vigorosa sociedade democrática, em implacável transição, a mais completa e coroada de êxito da América latina.
E foi essa conquista que nos garante a liberdade de manifestação como essa que ocorreu em São Luis e Imperatriz por conta do achincalhado livro.
A juventude hoje tem o direito da legalidade da organização estudantil, o pai da redemocratização também foi o sustentáculo que afastou a clandestinidade das organizações estudantis. Sarney foi o presidente que sancionou a LEI N° 7.398, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1985, que depois de mais de duas décadas na ilegalidade, possibilitou o direito da livre organização e manifestação das entidades estudantis em todo país. Uma das maiores conquista para a nossa juventude.
Por essas razões, a juventude maranhense ver no presidente Sarney o grande orgulho do Maranhão.
É com a demonstração de gratidão e com o sentimento de luta é que preservamos a história desse grande maranhense. A juventude se reuniu e se reunirá engajada e encorajada, todas as vezes que for necessário para prestar hombridade a José Sarney – um grande patrimônio do Maranhão.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

I Fórum de juventude " CIDADANIA , JUVENTUDE , MEIO ANBIENTE "

O grupo paceiros socioanbientais de Peritoro-MA (GPS), realisou neste dia 06 de agosto o I fórum de juventude no povoado Livramento, com os temas " CIDADANIA, JUVENTUDE E MEIO ANBIENTE ". Esteve presente varias linderanças do municipio e da região. Antonia Dalva ( SEMA), Joana ( GPS), Germano( cood. de Educação ), Adriano Macedo( Presidente de JAP), Germano ( representando sec. agricultura ).
Adriano Macedo na sua fala disse o quanto é importante que a juventude esteja formada em grupos, no entanto o grupo só será lugar de crescimento, amadurecimento e formação se permitir o conhecimento de si, a descoberta do valor do outro e o despertar para consciência coletiva. O grupo não pode ser um gueto . Seja em igreja, escola, ONG ou praça, deve entender que faz parte de um contexto e precisa estar aberto ao outro. Além de respeitar as diferenças e a diversidade dentro do contexto grupal, também é necessária a abertura para o diferente. A experiência de grupo saudável permite esse crescimento pessoal e coletivo, formando indivíduos que dialogam.

Desbravadores de Peritoro-MA
Também esteve presente o grupo dos desbravadores de Peritoró-MA, na sua apresentação falavam os seus objetivo : Trabalhamos em equipe procurando sempre ser úteis à comunidade. Prestamos, também, socorro em calamidades e participamos ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo que fazemos procuramos desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, formamos muitos amigos!


Espetor francinaldo e Soares ao fundo
Patrulheiros da PRF estiveram dando uma palestra com tema  "Jovens e drogas ", nas suas falas diseram da seguinte forma : Os jovens falam abertamente de suas experiências e rituais para o consumo das drogas. É a curiosidade, o prazer de saber como é, que abre a possibilidade para a experimentação e à iniciação ao uso de drogas.
Como em rituais de iniciação, a convivência desses jovens nos bares oferece a possibilidade de experenciar um sentido da vida em comum, de communitas, que subverte e põe em questão as regras do cotidiano. A experiência de communitas permite que as relações entre os indivíduos, que estão participando dos rituais, tornem-se, idealmente, horizontais e igualitárias, reforçando os laços sociais.Os jovens transitam em duas formas de sociabilidade alternativas. O mundo da vida cotidiana, onde prevalecem as relações impessoais, a "diluição" das identidades individuais e subjetividades na multidão da metrópole. E o mundo das drogas, onde predominam outros códigos, valores e normas de conduta. Podemos compará-lo ao mundo do sonhos, da brincadeira, das festas, dos ritos e das experiências transcendentes.Daí a transgressão freqüentemente estar associada ao 'mundo das drogas', que se opõe à vida cotidiana e à sua falta de sentido. "As drogas proporcionam prazer rapidamente. É fuga, liberdade. É ter forças para encarar a vida e um futuro sem sentido.

 E para encerra ,foram feitas propostas onde seram entregue as autoriades Politicas do municipio e estado. Também fio criado o Conselho Municipal de Juventude, Em outras palavras, os CMJs interagem com todas as esferas políticas do município, levando idéias e propostas de ações específicas que possam ser implementadas pelo Poder Público local. Trata-se, portanto, de um órgão estratégico de apoio governamental que desempenha funções consultivas e fiscalizadoras. Além disso, constitui-se num lócus legítimo e democrático de interação entre a sociedade civil e o Poder Público, possibilitando ao jovem uma oportunidade única de levar suas reivindicações até os poderes constituídos e, dessa maneira, tornar-se sujeito participativo do processo político, abandonando assim a apatia política que paralisa a juventude atual.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Castelo conclama população de São Luís a receber o Censo 2010



O prefeito de São Luís, João Castelo, recebeu, na manhã desta terça-feira (03), em seu gabinete, visita de cortesia do chefe substituto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão, Sérgio Motta, que destacou a importância do Censo Demográfico 2010 para o país. Ao agradecer a visita, ele conclamou a população a dar todo o apoio para que os recenseadores possam executar com êxito o trabalho de coleta de dados nos domicílios da capital maranhense.
Castelo lembrou que, na condição de prefeito, foi um dos primeiros habitantes de São Luís a abrir as portas de sua residência para receber um recenseador do IBGE e lhe prestar, de imediato, todas as informações necessárias ao preenchimento do questionário do Censo de 2010.“Em razão da extrema importância das estatísticas censitárias para a própria população ludovicense, conclamo os cívicos moradores e moradoras da cidade a fim de que, de pronto, também recebam, no decorrer dos próximos 90 dias, em suas residências, os agentes censitários do IBGE”, disse Castelo.
Ao lado da supervisora de Disseminação de Informação do Instituto, Leide Carvalho Freitas, Sérgio Motta, disse que João Castelo age com espírito público ao tomar a iniciativa de estimular a população de São Luís a participar do Censo 2010. “O Censo não é apenas do IBGE, é de toda a sociedade brasileira, por isso agradecemos este apoio que o prefeito presta a este inestimável trabalho da nossa instituição”, afirmou Sérgio Motta.
Depois de lembrar que é um dever de todo cidadão para com o Estado prestar-lhe informações para fins estatísticos, garantido o sigilo, o prefeito fez um apelo para que os moradores de São Luís forneçam aos recenseadores, sem maiores delongas, os dados requeridos pelo recenseamento, de modo a que seja traçado, com elevado grau de fidedignidade e qualidade, o perfil demográfico da população e das condições sociais das famílias da cidade.O coordenador de Difusão do IBGE, Reinaldo Barros, e o secretário municipal de Comunicação, Edwin Jinkings, também participaram da reunião.
Instrumento de planejamento – Durante a visita, Castelo destacou ainda que as estatísticas censitárias, como as deste Censo de 2010, que o IBGE em breve disponibilizará, inclusive via internet, constituem um poderoso instrumento para o planejamento dos programas e ações de governo a exemplo do Plano Plurianual - PPA, das campanhas de vacinação, dos projetos de saneamento básico, da construção e ampliação de escolas e postos de saúde, de hospitais, de espaços de lazer e de moradias.
“Enfim, servem como uma legal e verdadeira bússola para a mais correta, segura e ética tomada de decisão por parte dos governantes e administradores públicos quanto ao uso dos recursos arrecadados”, ressaltou João Castelo.
O 12º Censo Demográfico brasileiro começou no último domingo (1º). A novidade é a opção de preencher o questionário pela Internet. Mas, segundo o IBGE, esta possibilidade só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso às perguntas em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

RAPIDINHAS !!!

ROSEANA LIDERA PESQUISA ATÉ DO JORNAL PEQUENO

Em pesquisa divulgada na capa do Jornal Pequeno, em sua edição deste domingo, dia 1º, e, em primeira mão, no blog do jornalista Décio Sá, Roseana venceria em primeiro turno se a eleição fosse hoje, com 48,46% dos votos. A candidata do PMDB tem larga vantagem sobre os demais concorrentes. A pesquisa, encomendada ao Instituto de Opinião Pública do Piauí, aponta um resultado não muito diferente daquele divulgado em pesquisa anterior pelo Jornal O Estado do Maranhão.


levantamento da Escutec.


Roseana (PMDB) – 48,46%

Jackson (PDT) – 22,85%
Flávio Dino (PCdoB) – 17,08%
Marcos Silva (PSTU) – 1,23%
Marcos Igreja (PCB) – 0,31%
Saulo Arcangeli (PSOL) – 0,23%
Nulos e Brancos – 4,08%
Não sabe/não opinou – 5,77%




AXIXÁ, MORROS, CACHOIER GRANDE, PRESIDENTE JUSCELINO E ANAJATUBA EM FESTA POR ROSEANA !


Ruas lotadas e muitas homenagens marcaram a visita de Roseana aos municípios de Axixá, Morros, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino e Anajatuba, durante todo o dia de sexta-feira, 30. Em todas essas localidades, Roseana agradeceu o carinho e afirmou que quer continuar trabalhando pelo bem do estado. “Estamos reconstruindo o Maranhão com muitas ações. Começamos, e precisamos da ajuda de vocês para concretizar muito mais”, disse, empolgada com a acolhida.





O MARANHÃO NÃO PODE PARAR  !

domingo, 1 de agosto de 2010

"SÃO MATEUS CLAMA POR JUSTIÇA "

Populares em São Mateus interditaram a BR 135 na manhã de hoje (31/07) por duas horas, provocando grande congestionamento de veículos em protesto a uma possível liminar que os aliados do prefeito cassado Rovélio, propagam já ter conseguido no Tribunal Regional Eleitoral. A juíza - Dra. Ana Gabriela Everton, designada para julgar o caso cassou ontem o Coronel Rovélio e determinou a realização de uma nova eleição. É a terceira cassação do Coronel Rovélio, detalhe, em processos diferentes e julgados por juízes diferentes. O presidente da Câmara Antonio Carlos Montelo assumiu o cargo de Prefeito até a realização de uma nova eleição. Esta é a segunda vez que o Presidente da Câmara assume o cargo interinamente.

 Prefeito Rovélio
Foram muitos os crimes praticados pelo prefeito cassado nas eleições de 2008, sentenciou a juíza: Abuso do poder econômico; abuso do poder político; despesas ilícitas de campanha e compra de votos, como também decidiu pela inelegibilidade do mesmo por (08) oito anos. Apesar de todos estes crimes numa mesma eleição a diferença foi de apenas 22 votos, disse o morador Piancó de Lima. O clima na cidade é de revolta com o prefeito cassado, que virou as costas para a administração e quer se manter no cargo a qualquer custo. A acidade está abandonada, justificou a moradora Raimunda Barros.

 
Neste momento a população saomateuense interdita a BR-135 na entrada da cidade, protestando contra o retorno do PREFEITO CASSADO ROVÉLIO, uma fila quilométrica se forma em ambos os lados da rodovia.

O clima esquentou quando o irmão do prefeito CASSADO tentou furar o bloqueio com tom de voz alterado e ainda ameaçando as pessoas inclusive de passar com seu próprio carro (S10) por cima da população.

 
O clima é muito tenso no local!

Facebook