AGORA É NOSSA VEZ !

MACEDO

quinta-feira, 31 de março de 2011

CONTRAPONDO A GREVE DOS PROFESSORES, ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS PELA VOLTA AS AULAS

 



SÃO LUÍS (MA) – Na tarde dessa quinta – feira, 31 de Março, centenas de estudantes do ensino médio da rede pública pintaram a cara e saíram às ruas de São Luis para protestar contra a greve dos professores orquestrada pelo Sinproessema. O movimento foi organizado pelos grêmios estudantis das escolas Liceu Maranhense, Margarida Pires Leal, Bacelar Portela, Antonio Ribeiro da Silva, Dayse Galvão, Escola Modelo, Almirante Tamandaré, Cidade de São Luis, Umes e demais entidades estudantis e juvenis de São Luis.

O movimento iniciou com uma grande assembléia de estudantes no auditório do Liceu Maranhense, onde os estudantes discutiram a atual situação do movimento grevista e fizeram uma avaliação sobre a reunião ocorrida na segunda feira dia 28 de março na secretaria de educação, onde a secretária Olga Simão relatou que todos os esforços foram empenhados para que a greve não tivesse ocorrido e mostrou com documentos que o Sinproessema abandonou as negociações e decidiram pela greve sem, contudo, ter finalizado as negociações. Outro fator que deixou os estudantes indignados foi o fato de não ter recebido nenhuma comunicação do sindicato, ou seja, os estudantes que são partes interessadas no processo educacional, não foram comunicados, souberam da greve pela imprensa.


Após a assembléia os estudantes saíram em passeata pela Praça Deodoro, Rua Grande, até a sede do Sinproessema, durante todo o percurso várias lideranças estudantis se revezaram ao microfone para demonstrar sua insatisfação com a intransigência do sindicato em não permitir a volta às aulas, e, a todo momento os estudantes gritavam palavras de ordem, “Ô lê lê, ô lá lá queremos estudar e Sinproessema não quer deixar”; “Queremos estudar”, dentre outras.


Ao chegarem à sede do sindicato os estudantes foram mal recebidos por um pequeno grupo de professores, que tentaram hostilizar os estudantes, inclusive chamando os alunos de vagabundos.

Os estudantes pediram para que o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, fosse até o carro de som na rua para dar uma palavra com os estudantes e foram informados que não havia ninguém da direção do sindicato naquele momento e que estavam em outra atividade, os estudantes não recuaram e começaram a intensificar seus protestos foi quando apareceu o presidente que muito constrangido fez uso da palavra, mas não conseguiu explicar e nem convencer os estudantes sobre os reais motivos da paralisação, e logo em seguida deu as costas para a manifestação e foi embora, sendo muito vaiado pelos presentes ao ato, os estudantes continuaram seu protesto e se retiraram da porta da sede do sindicato mais indignados ainda e prometeram mais protestos para aproxima semana.

AS REDES SOCIAIS DA INTERNET

A grande manifestação hoje protagonizada pelos estudantes de São Luis foi mobilizada em grande parte pelas redes sociais da internet, facebook, Orkut, MSN, Twitter, pois, nas escolas que estão tendo aula os sindicalistas estão tirando os professores a força de sala de aula, como na escola cidade de são Luis, e os alunos não estão indo para as escolas.

Confira o movimento no facebook: Movimento volta às aulas.

4 comentários:

  1. Venho até este blog para com muita satisfação me tornar seguidor, tenho lido suas postagens e aqui posso afirmar o seu compromisso com o movimnto de juventude deste Estado..Parabéns companheiro

    ResponderExcluir
  2. Quanta mentira.... Sei que não vai publicar mesmo meu comentário.... mas quero dizer que o que vc esta ganhando para mentir aqui, não vale à pena. . O sindicato não esta obrigando o professor a ficar fora da sala de aula. O sindicato são os professores e o que todos mais querem é voltar àà a sala de aula... É só o seu governo aprovar o nosso estatuto...

    ResponderExcluir
  3. Que assembleia é essa com balões? Iriam comemorar o que? Essa foto é muito suspeita. Os alunos que lá estiveram foram todos mandados pelo dep Roberto Costa.

    ResponderExcluir
  4. Eu só lamento que pessoas estão falando daquilo que não conhece, e eu sempre costumo dizer quem fala daquilo que não conhece, acaba falando bobagem, a educação do Maranhão é a segunda pior do Brasil, das 20 piores escolas do Brasil, 05 são maranhenses, os educadores só querem ter seu estatuto aprovado, coisa que tentam negociar desde que a Roseana Sarney Murad tomou o mandato do saudoso Jackson Lago, acordem pessoal o governo de Roseana ta afundado num lamaçal de escandalos, problemas e corrupção

    ResponderExcluir

Facebook