AGORA É NOSSA VEZ !

MACEDO

quinta-feira, 31 de março de 2011

CONTRAPONDO A GREVE DOS PROFESSORES, ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS PELA VOLTA AS AULAS

 



SÃO LUÍS (MA) – Na tarde dessa quinta – feira, 31 de Março, centenas de estudantes do ensino médio da rede pública pintaram a cara e saíram às ruas de São Luis para protestar contra a greve dos professores orquestrada pelo Sinproessema. O movimento foi organizado pelos grêmios estudantis das escolas Liceu Maranhense, Margarida Pires Leal, Bacelar Portela, Antonio Ribeiro da Silva, Dayse Galvão, Escola Modelo, Almirante Tamandaré, Cidade de São Luis, Umes e demais entidades estudantis e juvenis de São Luis.

O movimento iniciou com uma grande assembléia de estudantes no auditório do Liceu Maranhense, onde os estudantes discutiram a atual situação do movimento grevista e fizeram uma avaliação sobre a reunião ocorrida na segunda feira dia 28 de março na secretaria de educação, onde a secretária Olga Simão relatou que todos os esforços foram empenhados para que a greve não tivesse ocorrido e mostrou com documentos que o Sinproessema abandonou as negociações e decidiram pela greve sem, contudo, ter finalizado as negociações. Outro fator que deixou os estudantes indignados foi o fato de não ter recebido nenhuma comunicação do sindicato, ou seja, os estudantes que são partes interessadas no processo educacional, não foram comunicados, souberam da greve pela imprensa.


Após a assembléia os estudantes saíram em passeata pela Praça Deodoro, Rua Grande, até a sede do Sinproessema, durante todo o percurso várias lideranças estudantis se revezaram ao microfone para demonstrar sua insatisfação com a intransigência do sindicato em não permitir a volta às aulas, e, a todo momento os estudantes gritavam palavras de ordem, “Ô lê lê, ô lá lá queremos estudar e Sinproessema não quer deixar”; “Queremos estudar”, dentre outras.


Ao chegarem à sede do sindicato os estudantes foram mal recebidos por um pequeno grupo de professores, que tentaram hostilizar os estudantes, inclusive chamando os alunos de vagabundos.

Os estudantes pediram para que o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, fosse até o carro de som na rua para dar uma palavra com os estudantes e foram informados que não havia ninguém da direção do sindicato naquele momento e que estavam em outra atividade, os estudantes não recuaram e começaram a intensificar seus protestos foi quando apareceu o presidente que muito constrangido fez uso da palavra, mas não conseguiu explicar e nem convencer os estudantes sobre os reais motivos da paralisação, e logo em seguida deu as costas para a manifestação e foi embora, sendo muito vaiado pelos presentes ao ato, os estudantes continuaram seu protesto e se retiraram da porta da sede do sindicato mais indignados ainda e prometeram mais protestos para aproxima semana.

AS REDES SOCIAIS DA INTERNET

A grande manifestação hoje protagonizada pelos estudantes de São Luis foi mobilizada em grande parte pelas redes sociais da internet, facebook, Orkut, MSN, Twitter, pois, nas escolas que estão tendo aula os sindicalistas estão tirando os professores a força de sala de aula, como na escola cidade de são Luis, e os alunos não estão indo para as escolas.

Confira o movimento no facebook: Movimento volta às aulas.

PERITORÓ PRECISA DE ATITUDE !!!

Há uma centena de reclamações que são feitas diariamente sobre os mais variados assuntos.
Muitas pessoas reclamam do lixo, transportes, saúde e ás vezes problemas pertinentes apenas a uma pessoa ou a um grupo pequeno que sofre com algum determinado tipo de mazela.
Agora, quero neste espaço falar sobre a importância das pessoas tomarem a frente da solução do problema. Muitos não querem participar por vergonha, ou por medo de represárias, ou por realmente não querer aparecer.
Como dizem os mineiros: o olho do dono é que engorda o boi. Acredito que podemos ajudar sim, mas com a participação de quem sofre e conhece mais a fundo o problema fica mais fácil a solução.
Portanto, não tenha nenhum tipo de receio de melhorar a sua qualidade de vida ou da comunidade que você faz parte.
O trabalho é a válvula propulsora do mundo. Ninguém constrói nada a não ser pelo trabalho.
Muita gente fala, estrutura ideias mirabolantes, mas quem efetiva, quem põe em prática é que acaba sendo reconhecido.
Ninguém vai mudar nada se só ficar nos verbetes. Temos que idealizar sim, mas sobretudo, modificar o que está errado com o nosso trabalho, inclusive deixando a fofoca de lado, brigar por coisas que não trazem o bem está da nossa comunidade é que não produz nada.
Não temos tempo para este tipo de atitude, perceba: só vive de fofoca quem não trabalha, quem não produz.
Portanto, mãos a obra e deixemos a maledicência de lado. 

Pois nossa cidade está se acabando !!!
VEJA;
Lixo na BR se misturas com animais


Calçamento das ruas se destroindo

Cidadãos tem que disviar dos buracos

Na saída para cidade de Coroatá

Antes a frente da rodviária tinha alguns buracos , hoje é um só !
 


Muito lixo



Do lado da rodoviária
Atrás do posto Belém




ACORDA PERITORÓ !!!!!!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sinproesemma convoca educadores para concentração nesta terça na AL

 
Os profissionais da rede estadual de educação querem o apoio dos parlamentares estaduais para a aprovação imediata do Estatuto do Educador, que garante direitos básicos à categoria, em greve desde o dia primeiro de março. Com esse objetivo, eles se concentram nesta terça-feira (29), na Assembléia Legislativa a partir das 9h.
A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica (SINPROESEMMA) convoca a participação de todos – professores, funcionários de escolas, estudantes e pais – em mais essa manifestação e espera da categoria a mesma força e disposição demonstrada no grande ato público realizado na última quinta-feira (24), quando milhares de educadores e estudantes saíram em caminhada, da Praça Deodoro até o Palácio dos Leões, denunciando à população o descaso do governo com a educação no Maranhão.
Assembléias Regionais – Desde sexta-feira (25) são realizadas assembléias regionais em vários municípios pólos do estado para avaliar o movimento e deliberar sobre a continuidade da greve, a exemplo da assembléia regional de São Luís, ocorrida na quarta-feira, dia 23, que aprovou a continuidade da paralisação, por unanimidade.
Municípios como Itapecuru-Mirim e Chapadinha já se manifestaram, decidindo manter a greve por tempo indeterminado e continuar cobrando do governo do Estado o cumprimento da pauta de reivindicações dos trabalhadores, apresentada há quase dois anos.

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre o ex-vice-presidente da República José Alencar !!!



SÃO PAULO - O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu, nesta terça (29), às 14h45, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen.

Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal. O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.

Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.

A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.

Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”. Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.

No mesmo dia, ele recebeu a vista de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma.

Internações

Os últimos meses de Alencar foram de internações sucessivas. Em 9 de fevereiro, ele foi hospitalizado devido a uma perfuração no intestino. O ex-vice-presidente já havia permanecido internado de 23 de novembro a 17 de dezembro para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.

Alencar passou alguns dias na UTI Cardiológica e começou a fazer sessões de hemodiálise depois que os médicos detectaram piora da função renal. Em setembro de 2010, foi internado em razão de um edema agudo de pulmão. No dia 25 de outubro, voltou ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofreu um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro. Foi submetido a cateterismo, “que não mostrou obstruções arteriais importantes”.

Batalha contra o câncer

O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra a doença. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer.

Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.

A maior delas, realizada em janeiro de 2009, durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.

Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental contra o câncer. Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, dos testes com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.

José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Tratamento no exterior

O tratamento experimental nos EUA em 2009 não foi a primeira tentativa de Alencar de obter a cura fora do país. Ele já havia viajado para os Estados Unidos em 2006 para se tratar com especialistas. No ano seguinte, no entanto, os exames mostraram que o câncer havia se espalhado para o peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen.

Iniciava-se, então, a série de cirurgias na região. Em 2008, foram três internações. Em janeiro e em julho, exames mostraram uma reincidência de tumores abdominais. Em agosto, Alencar começou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina.

Com a saúde fragilizada, o ex-vice-presidente também foi internado por outros problemas. Em novembro de 2008, durante uma visita a Resende (RJ), teve fortes dores abdominais. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer. Vinte dias depois, ele foi internado novamente, com quadro de insuficiência renal. Recebeu alta dois dias depois.

Sempre bem-humorado nas sucessivas vezes em que deixou o hospital Sírio-Libanês, chegava a brincar com seu próprio quadro clínico. "Estou melhor do que das outras vezes", repetia.

Após a maior das cirurgias, em 2009, Alencar saiu do hospital dizendo que não temia a morte. “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho", afirmou. “Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele.”

Problemas de saúde ‘paralelos’

O ano de 2010 começaria com uma boa notícia para o então vice-presidente. O tumor que tratava vinha apresentando redução, segundo o hospital.

Alguns meses mais tarde, no entanto, ele começou a ter problemas de saúde “paralelos” ao câncer.

No início de maio, numa das idas ao hospital para a quimioterapia, apresentou pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias. Alencar então passou por um cateterismo e uma angioplastia e recebeu um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, ficou nove dias internado.

No final do mesmo mês, queixando-se de fadiga, foi internado novamente. Após exames, o hospital constatou que ele estava anêmico e tinha um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia. O tratamento, no entanto, continuava a dar resultados positivos, com a redução dos tumores.

No final de agosto, contraiu uma infecção, que foi tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.

Rodoviária de Peritoró poderá ser fechada

Na próxima quinta-feira, 31, será realizada mais uma reunião em Peritoró para discutir a organização do terminal rodoviário do terceiro maior entroncamento do Brasil.
Foi o que ficou decidido ontem no prédio da Câmara de Vereadores onde estiveram reunidos com o prefeito Agamenon Milhomem o comandante da PM, major Jairo Xavier, o sub-comandante, tenente Ricardo de Carvalho, o chefe da 3ª Ciretran, César Soares, trabalhadores da rodoviária, proprietários de vans, taxistas e mototaxistas.
 A proprietária de uma parte do terminal, que é todo particular, Nelcine Araújo, apresentará um projeto de melhoria.
Segundo informações do assessor de comunicação do município, Clemilton Trovão, que esteve na reunião, o terminal será fechado e todos os trabalhadores serão cadastrados. Haverá policiamento, fiscais e o apoio da guarda municipal para melhorar a segurança no local.
Na próxima quinta a reunião será fechada com cada categoria interessada na melhoria do terminal.

segunda-feira, 28 de março de 2011

30 entidades estudantis/juvenis lançam Manifesto pela volta às aulas

Estudantes e juventude unidos para a volta às aulas

Trinta entidades representativas de estudantes do Maranhão se uniram para lançar o “Manifesto estudantil pela volta às aulas”. De acordo com o texto do documento, elas “vem a público externar indignação com a intransigência do SINPROESEMMA que está prejudicando milhares de estudantes maranhenses impedindo a volta de professores à sala de aula”.
Da Ilha de São Luís, assinam o manifesto entidades como União Municipal dos Estudantes de São Luís, Grêmio do Liceu Maranhense e Grêmio Estudantil da Escola Modelo, além da União Municipal do Estudantes de Paço do Lumiar. Do interior, atestam o documento a Central da Juventude de Coroatá, Caxias, Turilândia, Aldeias Altas, São João do Sóter, Pindaré-Mirim, Santa Inês e Pio XII, a Associação Nunes Freire de Juventude e a Juventude Organizada de Arari.
Além destas, também assinam o documento entidades de Balsas, Bacabal, Grajaú, São Mateus, Peritoró, Miranda do Norte, Buriti-Bravo, Vargem Grande, Cururupi, Conceição do Lago-Açu e Governador Nunes Freire.
“O Sindicato teve os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para negociar com o governo a sua pauta de reivindicação, sem prejudicar o início das aulas. Mas, para tristeza dos estudantes que após oito anos teriam o período letivo respeitado, o Sindicato preferiu anunciar a greve logo no primeiro dia de aula (...) Nós estranhamos a total falta de comunicação e respeito dos grevistas com os estudantes, pois fomos informados do movimento grevista por meio da imprensa”, assinalam as entidades no manifesto.

CONFIRA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA

MANIFESTO ESTUDANTIL PELA VOLTA ÀS AULAS


As entidades estudantis de todo o Maranhão vem a público externar indignação com a intransigência do SINPROESEMMA que está prejudicando milhares de estudantes maranhenses impedindo a volta de professores à sala de aula.
A greve dos professores da rede pública do Estado, iniciada no dia 1º de março surpreendeu a classe estudantil.
O Sindicato teve os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para negociar com o governo a sua pauta de reivindicação, sem prejudicar o início das aulas. Mas, para tristeza dos estudantes que após oito anos teriam o período letivo respeitado, o Sindicato preferiu anunciar a greve logo no primeiro dia de aula.
Não podemos permitir que esse ato egoísta nos prejudique. Defendemos a livre negociação, desde que sem prejuízo às aulas.
A sociedade é testemunha de que o Estado sempre esteve em negociação com os trabalhadores da educação. A imprensa noticiou que o governo se comprometeu com o aumento salarial de 10% a partir de outubro e a implantar ainda este ano o Estatuto do Educador.
Nós estranhamos a total falta de comunicação e respeito dos grevistas com os estudantes, pois fomos informados do movimento grevista por meio da imprensa.
Entendemos que para a educação melhorar não é preciso PARAR.
Reivindicar é direito, estudar também!

São Luís - MA, 23 de Março de 2011.


Assinam esse manifesto,

União Municipal dos Estudantes de São Luís (São Luís - MA)
Grêmio do Liceu Maranhense – São Luís
Grêmio “Prof. Maria de Jesus” C.E. “Profª Margarida Pires Leal” - São Luís
Grêmio Estudantil “Jovens Unidos pela Educação” - C.E.M. “Antônio Ribeiro”
União Municipal do Estudantes de Paço do Lumiar
Grêmio Estudantil do C.E. “Almirante Tamandaré” (São Luís – MA)
Grêmio Estudantil do C.E. “Dayse Galvão” (São Luís – MA)
Grêmio Estudantil da Escola Modelo (São Luís – MA)
Associação da Juventude Ação de Peritiró
Yrê Projetos Sociais (Coroatá - MA)
Central da Juventude de Coroatá
Central da Juventude de Turilândia
Central da Juventude de Pio XII - MA
Associação Nunes Freire de Juventude (Nunes Freire – MA)
Instituto Cururupuense de Desenvolvimento Humano
Juventude Sem Fronteiras de Vargem Grande (Vargem Grande – MA)
Juventude Organizada de Arari (Arari – MA)
Lions Club Univessitário (Timon – MA)
Juventude Organizada de Miranda (Miranda do Norte – MA)
Central da Juventude de Caxias (Caxias – MA)
Central da Juventude de São João do Sóter (São João do Sóter – MA)
Central da Juventude de Aldeias Altas (Aldeias Altas – MA)
União Municipal dos Estudantes de Balsas (Balsas – MA)
União Municipal dos Estudantes de Grajaú (Grajaú – MA)
União dos Estudantes de São Mateus (São Mateus do Maranhão – MA)
Central da Juventude de Pindaré Mirim (Pindaré Mirim – MA)
Conselho Juvenil Buritibravense (Buriti Bravo – MA)
Central da Juventude de Santa Inês (Santa Inês – MA)
Juventude Esperando a Cristo (Bacabal – MA)
Associação da Juventude de Lago-Açu (Lago-Açu – MA

SINPROESSEMA, DEIXA A JUVENTUDE ESTUDAR!

sexta-feira, 25 de março de 2011

MORRE O PRIMEIRO PREFEITO DA CIDADE DE PERITORO-MA

Nesta sexta feira dia 25 março ás 19:20, morreu o primeiro prefeito da cidade de Peritoró, Geraldo do Céu Pereira,com informações exclusivas de familiares para esse blog, o senhor Geraldo do Céu como era conhecido na cidade, já vinha apresentando dificuldades na sua saúde ,com um problema no seu coração nesses últimos meses  tornaram difíceis para ele, o mesmo estava na sua casa muito debilitado. Bom homem teve um mandato como prefeito,ele começou trabalhando construindo escolas , poços , ruas etc. manteve sempre sua luta para o bem está da nossa cidade mesmo não estando no mandato não deixou de ajudar os mas carente, por isso não podemos deixar de agradecer a ele nosso primeiro administrador!

Geraldo do Céu Pereira e esposa
UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE !

Tendo sido habitada a cidade de Peritoró em 1782 pelos índios, onde um dos índios chamava-se Peri, garoto esperto e levado, sempre estava às margens do pequeno rio brincando. Enquanto se formava um temporal, sua mãe aflita gritava pelo seu nome dizendo: Peri! Lá vem um toró! E com isso originou-se o nome do rio e do lugar Peritoró. Os índios permaneceram aqui por mais de 100(cem) anos, uns morreram e outros imigraram. Vieram para este lugar duas grandes famílias, a primeira de origem quilombola, família Aurino que se instalaram do lado esquerdo do rio. A outra família de uma senhora por nome Íria se instalou do lado direito do rio.
Em 1889, no século passado. A pequena vila de moradores passou a chama-se Peritoró da Íria, devido o Rio Peritoró que corta o pequeno povoado. Esta fez a primeira casa grande, casa de Maria do Tomás, construiu uma igreja de taipa, esta pequena casa de devoção ficava a direita das margens do Rio, em frente a um pé de Iticoró. A 1ª padroeira da vila foi Menino de Jesus de Praga. Também foi necessário um cemitério, este com paredes de pedras para separar os vivos dos mortos (atual Cemitério da Eurides). Toda a região conhecia este povoado como Peritoró da Íria.
Com o passar do tempo, chega nesta região um turco (cacamamo) por nome Zé Dames, que tinha algumas posses e comprou uma légua quadrada de D. Íria, (onde hoje é o Bar e Restaurante, praça e o centro) construiu um pequeno comércio. Por ficar com facilidade de acesso para Pedreiras, Lima Campos, Codó e Bacabal. As pessoas começaram a chamar Peritoró do Zé Dames. E toda a região conhecia esta vila por este nome. Zé Dames era um homem de progresso, mas, não teve muita sorte no comércio onde chegou a perder tudo, mesmo assim tocou a sua vida até a morte. Logo após o seu falecimento, os familiares resolveram vender estas terras, passando por esta região Francisco Matos, achou interessante, o terreno e falou em compra.
Ao chegar em 1930, nas terras de légua quadrada, Francisco Matos, começou a trabalhar pelo progresso, dá nome e vida ao local. Ele chegou com sua esposa(Elvira Lima de Matos), as filhas(Dolores e Lurdes), ambas ainda jovens. Esta família começou a trabalhar com venda de bolos, suco de fruta e o comércio mostrou que havia progresso. Os Matos construíram uma pequena capela em frente a um grande pé de tamarindo, denominada Nossa Senhora das Graças. Isto causou que alguns moradores fossem embora da região, mas Chiquinho de Matos, começou a ser conhecido e tornou-se u homem poderoso, e as fama espalha-se por toda região. E este povoado ganha um outro sub-nome, Peritoró do Chiquinho de Matos. Para mostrar o seu poder Francisco Matos constrói a primeira praça da região, com o nome Francisco Matos (atual praça do município). O grande mastro de Peritoró faleceu na década de 1980, seu corpo é sepultado no cemitério da Rua da Mangueira.
O trem chega em 1960: O progresso começa a dar vida o pequeno distrito. O trem chega com o objetivo de transportar pessoas e cargas de Coroatá até Colinas, com via a Pedreiras. Só que os recursos foram poucos e a estrada foi construída até o povoado de Independência. Os planos de RFFSA não tiveram sucessos. o trem não dava lucros.Então determinado que a locomotiva denominada "Trem de Maracanguaia" durasse somente três meses. Quando terminou o prazo o trem parou. Peritoró sentiu falta, mas nada podia ser feito, não havia investimento para a continuação desta estrada de ferro. A estação tinha por nome "Estação de Peritoró" era a mais bonita de todas as regiões, Peritoró não parou de crescer e em 1994 passou a categoria de cidade.
Com a emancipação da cidade de Peritoró em 22 de Novembro de 1994 o município passou a ter o seu primeiro prefeito Geraldo do Céu Pereira. Possuía Peritoró aproximadamente 10 mil habitantes com a área de 748 km² e hoje possuí uma população de 19.017 habitantes. apos o termino do mandato do Sr. Geraldo do Ceu; foi eleito o Sr. Agamenon Lima Milhomen, medico,que tem sua origem na cidade de Formosa da Serra Negra, que antes tinha trabalhado no municipio chegando a exercer o cargo de Secretario de Saude. Como terceiro prefeito teve o ex padre Jozias Oliveira que na sequencia foi derrotado novamente pelo Dr. Agamenon que está exercendo o mandato sendo assim o quarto prefeito de Peritoro.


terça-feira, 22 de março de 2011

MAS UMA VEZ ADIADA "POSSE DE ROBERTO COSTA NA SECRETARIA DE JUVENTUDE"




Ficou adiada para depois da viagem da governadora Roseana Sarney (PMDB) a Brasília a posse do ainda deputado estadual Roberto Costa (PMDB) na Secretaria de Estado da Juventude.


Inicialmente, a posse aconteceria na próxima terça-feira (22), como adiantara o blog semana passada.


Com o adiamento, Roberto Costa deve ganhar mais alguns dias para tentar demover a governadora da idéia de nomeá-lo para compor sua equipe de governo.


Disposto a atender a qualquer chamado de Roseana, o peemedebista não esconde de ninguém que, se puder escolher, prefere concluir o mandado na Assembléia Legislativa.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Astrônomo Cássio Barbosa explica porque a Lua está mais perto da Terra

clique para ampliar
Hoje, 19 de março, é dia de lua cheia. Basta olhar no calendário, mas anote aí, essa não será uma lua cheia qualquer. Você verá (se o tempo ajudar, é claro) a maior lua cheia dos últimos 18 anos.

A órbita da lua em torno da Terra não é uma circunferência com a Terra no centro. Na verdade, tem uma forma ovalada que se chama elipse. Nesse caso, a Terra ocupa um dos focos dessa elipse e, como a distância entre a Terra e a lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro. Isso também acontece com todos os planetas do Sistema Solar e o sol.

Quando a lua está no seu ponto de máxima aproximação, dizemos que ela está no perigeu. Quando está no ponto de máximo afastamento, dizemos que está no apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de aproximadamente 50 mil km. Nada que possa causar algum dano na Terra, mas certamente isso tem alguns reflexos.

A lua cheia de amanhã será a maior já vista desde março de 1993. Mas… maior quanto?

O diâmetro observado da Lua no céu vai parecer 14% maior. Pouca coisa para ser notado, talvez, mas seu brilho será por volta de 33% mais intenso. Em regiões muito iluminadas, isso também deve passar despercebido, mas em regiões mais escuras, sobretudo longe das grandes cidades, essa diferença de brilho será fantástica.

Nessa ocasião, também observamos a “maré de perigeu”, que vem a ser uma maré alta mais alta que o comum. Nada de pânico! A Lua no perigeu deve aumentar a altura da maré em alguns centímetros apenas. Em alguns poucos lugares, a diferença pode chegar a 15 cm.

Então é isso. Vamos torcer para que o tempo esteja bom e curtir a super lua cheia. Outra dessas só daqui a 18 anos! 
 
G1

Vereadora quer tirar nome de SANTA do hino da cidade de Peritoró -MA

 de

Vereador Constantino
Constantino Santos Neves, o vereador mais ligado à Igreja Católica no município de Peritoró, está com um discurso na ponta da língua pra rechaçar a opinião de sua colega de parlamento, Maria das Dores Sobral Freire, do PV, eleita com a ajuda do distrito de Livramento.
De acordo com informações de Constantino ao blog do Acélio, a vereadora saiu usou, recentemente, a tribuna da Casa falando  veemente contra a presença do nome de NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS no hino de Peritoró. A edil teria anunciado sua pretensão de criar um projeto de lei cujo intuito maior seria fazer a exclusão do nome da santa, da canção pátria peritoense.
Perguntamos se Dorinha, como é chamada, é evangélica com a finalidade de saber se seria este o motivo do futuro projeto de lei. O colega de legislatura  afirmou que ela foi convertida a cerca de um mês.
“Rapaz ela está com um mês que ela é evangélica. Nem os evangélicos, todos repudiaram. O padre achou um absurdo”, garantiu o vereador
NA HORA CERTA
Na próxima sexta-feira, 25, se a amiga aparecer, Constantino pretende fazer um duro discurso contra o posicionamento de Maria das Dores. Para ele, se isso virar moda seria preciso acabar com datas como o dia da Padroeira do Brasil, por exemplo,  uma tradição católica que precisa ser respeitada.
“Sexta-feira eu levei meu discurso pra Câmara, dia 18, mas ela sumiu, ela não apareceu lá. Todo mundo foi pra Câmara. O padre me autorizou a falar em nome da igreja porque eu sou o vereador mais ligado à igreja Católica. Então eu vou abrir meu pronunciamento quando ela tiver”, afirmou

segunda-feira, 14 de março de 2011

Veja como funciona a indústria da multa de trânsito

Do Fantástico:

O Fantástico foi até a periferia de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul para documentar uma situação absurda: um edital que está pronto para ser publicado prevê a instalação de uma lombada eletrônica em uma rua de chão batido, onde só passam carroças e bicicletas e onde galinhas dividem espaço com poucos pedestres. O que está por trás desse escândalo? Corrupção.
Márcio Paim, da Engebrás, cobra 10% de propina de repórter disfarçado
Fraudes e muitas negociatas. É um retrato escandaloso de como funciona a indústria das multas no Brasil. Uma indústria que fatura R$ 2 bilhões por ano.
A investigação do Fantástico começa em Porto Alegre. Na capital gaúcha, o representante da empresa Engebrás, Marcio Paim Velho, se prepara para negociar a instalação de lombadas eletrônicas e radares fixos, também conhecidos como pardais.
A conversa foi registrada com uma câmera escondida pelo repórter do Fantástico Giovani Grizotti, que se passou por funcionário de uma prefeitura gaúcha e teve a colaboração de um ex-funcionário público do Rio Grande do Sul com experiência em licitações na área de trânsito.
Marcio faz uma avaliação de quanto pode pagar de propina. Ele diz que, em média, 10%. “Se quiser um pouquinho mais, um pouquinho menos, depende”.
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito criou regras para a instalação de controladores eletrônicos de velocidade no Brasil. Pelas normas, é preciso um estudo técnico que leva em conta itens como quantidade de veículos e pedestres que utilizam a via, índices de acidentes e a velocidade permitida. Só com esse estudo, feito por empresas especializadas, é que pode ser autorizada a instalação de pardais e lombadas.
O representante da Engebrás indica uma empresa para fazer os estudos técnicos: ACT, de Porto Alegre.

Clique e veja abaixo ou leia a íntegra da reportagem aqui:


‘Maranhense vai continuar beber cerveja da Ambev com insetos’, diz promotora sobre decisão do TJ

“Maranhense vai continuar beber cerveja da Ambev com insetos.” A declaração é da promotora Lítia Cavalcante em sua página no Facebook comentando decisão do Tribunal de Justiça.
A sentença foi tomada nesta segunda-feira pela 3ª Câmara Criminal, que decidiu trancar ação penal instaurada contra três funcionários da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) em São Luís, denunciados por crime contra as relações de consumo.  A Ambev fabrica, entre outras, a Brahma, Antarctica e a Skol.
Uma imagem vale mais que mil palavras
O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou a coordenadora de qualidade e os gerentes geral e de engarrafamento da empresa, após constatação pericial da presença de fragmentos de inseto em garrafas da cerveja Skol, identificadas inicialmente por três consumidores que faziam uso do produto.
O fato aconteceu em março de 2007 e motivou fiscalizações na empresa, que também foi denunciada pelo MPE, informando condições de total falta de higiene e desobediência de cautelas mínimas de segurança na fábrica da capital.
O desembargador Joaquim Figueiredo relatou habeas corpus impetrado pelos três funcionários, que alegavam sua não participação nos fatos, pois teriam ingressado nos cargos após a ocorrência do fato.
O magistrado decidiu cancelar a ação penal contra os três funcionários, argumentando falta de justa causa para a denúncia, na qual seria necessária a demonstração de elementos individualizados que apontassem sua participação nos fatos, já que a acusação se deu pelo simples fato de ocuparem cargos de gerência na empresa, os quais assumiram após a constatação da contaminação das garrafas.
O voto do relator, em acordo com o parecer da Procuradoria Geral de Justiça, foi seguido pelos desembargadores Benedito Belo e José Bernardo Rodrigues.
Em comentários no Facebook, a promotora fez ainda o seguinte: “Nos casos de processo criminal, a conduta tem que ser individualizada, o que, nesse caso, se refere diretamente ao representante da fábrica e aos funcionários de cada setor. Só para se ter uma idéia, até os reagentes do setor de qualidade estavam com data de validade vencida. Ocorre que a Procuradoria deu parecer favorável no habeas-corpus e eu, mesmo que quisesse não posso recorrer. Detalhe, todos os juízes de primeiro grau receberam as 12 denúncias. mas ainda tem mais inquéritos chegando e, diante disso, devemos adotar uma postura mais contundente, já que se trata de um problema de saúde pública. Teve consumidor que foi parar no hospital”.
É por isso que o Bicho-Terra canta aquela música: “Eu quero é beber/eu quero é beber/ água de torneira…”

Em greve, os trabalhadores da educação estadual !!!

Do blogue do Frederico Luiz

Há mais de dez dias em greve, os trabalhadores da educação estadual ainda não receberam do governo do estado nenhuma posição favorável às reivindicações da categoria não atendidas, que motivaram a paralisação. Os educadores exigem a imediata implantação do Estatuto do Educador e do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que vêm sendo pleiteados há cerca de dois anos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).
Segundo o diretor de Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, o governo não sinalizou para retomada de negociações, mas o sindicato continua aberto às negociações e, até que haja uma iniciativa positiva por parte do governo, a categoria permanecerá parada, mesmo com a forte campanha negativa que vem sendo veiculada pelo Estado contra a classe trabalhadora, que “tenta confundir a opinião pública, caracterizando a greve como um movimento meramente economicista”.
Para contrapor a campanha de manchar a imagem da greve, o Sinproesemma divulgou nota de esclarecimento à sociedade explicando como vem acontecendo a relação entre a categoria e o Estado, desde a apresentação da primeira pauta de reivindicações dos educadores.
Adesão de servidores em estágio
A direção do sindicato esclarece que os servidores aprovados no concurso público de 2009 e os excedentes convocados recentemente e que ainda estão em estágio probatório não podem ser punidos por adesão ao movimento grevista. “O servidor não pode ser punido pela simples participação na greve até porque o próprio Supremo Tribunal Federal considera que a simples adesão à greve não constitui falta grave (Súmula 316 do STF)”.
Repercussão
A paralisação dos educadores do Maranhão teve repercussão em nível nacional. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) publicou matéria relatando o movimento no site da entidade (www.ctb.org.br), com informações completas sobre a greve e as manifestações realizadas pela categoria para mostrar à sociedade os motivos que provocaram a paralisação por tempo indeterminado.
Grande passeata
O Sinproesemma lembra que é importante a participação de todos os trabalhadores nas atividades da agenda de greve que foi organizada pela diretoria do sindicato. Com destaque para a grande passeata que será realizada nesta terça-feira (15), saindo da Praça Deodoro (Biblioteca Pública) até a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no bairro Monte Castelo. A concentração ocorrerá a partir das 15h.
Agenda da Greve
15 de Março – Terça-feira
Tarde – Às 15h: Passeata, da Praça Deodoro até a Seduc, no Monte Castelo.
Concentração na Praça Deodoro.
16 de Março – Quarta-feira
Manhã – De 8h ao meio dia: Blitz nas escolas.
Concentração no Sinproesemma.

No carnaval dos milhões do governo Roseana, prefeituras receberam mixaria para realizarem suas festas


O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura, realizou uma centena de convênios com as prefeituras municipais viabilizando recursos para realização do Carnaval deste ano, como parte do projeto “Carnaval da Tradição”.
Em um rápido levantamento feito pelo blog no Diário Oficial, foi possível verificar que no carnaval dos milhões promovido pelo governo Roseana Sarney, as prefeituras, em contrapartida, ganharam  uma mixaria para promover suas festas de Momo
.

De acordo com os convênios publicados na primeira semana de março de 2011, o valor médio de cada repasse feito aos municípios foi de R$ 20.600,00, alterando para cima ou para baixo.
O município de Igarapé Grande, por exemplo, com população estimada de 11.019 pessoas (Censo 2010) foi agraciado com R$154.500,00. Enquanto isso, a cidade Pinheiro, com 77 mil habitantes e detentora de um dos mais tradicionais carnavais do Estado, recebeu apenas R$20.600,00. Uma diferença discrepante.
A exemplo do ano passado, não se sabe explicar os critérios utilizados pelo secretário de Cultura, Luís Bulcão, na distribuição dos recursos. Com certeza os interesses políticos não foram colocados em juízo para a liberação dos recursos.
Veja abaixo quanto cada município recebeu para fazer o carnaval.
Relação dos municípios beneficiados
Parnarama: R$51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Riachão: R$20.600,00(vinte mil, e seiscentos reais);
Bom Lugar: R$123.600,00(cento e vinte e tres mil e seiscentos reais);
Amapá do Maranhão: R$20.600,00(vinte mil e seiscentos reais);
Santa Helena: R$123.600,00(cento e vinte e tres mil e seiscentos reais);
Matinha: R$20.750,00(vinte mil, setecentos e cinquenta reais);
Barreirinhas: R$103.000,00(cento e tres mil reais);
Icatú: R$21.000,00(vinte e hum mil reais);
Santo Antonio dos Lopes: R$ 20.600,00(vinte mil, e seiscentos reais);
Pinheiro: R$20.600,00(vinte mil, e seiscentos reais);
Santana do Maranhão: R$21.000,00(vinte e hum mil reais);
Rosário: R$51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Arari: R$51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais):
Joselândia: R$10.300,00(dez mil e trezentos reais);
Primeira Cruz: R$51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Timon: R$51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Paço do Lumiar: R$ 51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
São José de Ribamar: R$ 206.000,00(duzentos e seis mil reais);
Cajarí: R$ 77.250,00(setenta e sete mil, duzentos e cinquenta reais);
Bacabal: R$103.000,00(cento e tres mil reais);
Coroatá: R$103.000,00(cento e tres mil reais);
Pirapemas: R$ 51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Pedro do Rosário: R$14.420,00(quatorze mil, quatrocentos e vinte reais);
Lago dos Rodrigues: R$ 10.300,00(dez mil e trezentos reais);
Codó: R$ 216.300,00(duzentos e dezesseis mil e trezentos reias);
Timbiras: R$ 77.250,00(setenta e sete mil, duzentos e cinqüenta reais);
Olinda Nova: R$ 51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Luís Domingues: R$ 51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Peritoró: R$ 51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Santa Rita: R$ 41.200,00(quarenta e hum mil e duzentos reais);
Godofredo Viana: R$ 10.300,00(dez mil e trezentos reais);
Bernardo do Mearim: R$ 10.300,00(dez mil e trezentos reais);
Igarapé Grande: R$154.500,00(cento e cinquenta e quatro mil e quinhentos reais);
Carutapera: R$103.000,00(cento e três mil, reais);
Presidente Juscelino: R$ 20.600,000(vinte mil e seiscentos reais);
Porto Franco: R$51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Miranda do Norte: R$ 238.500,00(duzentos e trinta e oito mil e quinhentos reais);
Lago do Junco: R$ 72.100,00(setenta e dois mil e cem reais);
Gonçalves Dias: R$ 20.600,00(vinte mil e seiscentos reais);
Imperatriz: R$ 206.000,00(duzentos e seis mil reais);
Montes Altos: R$ 51.500,00 (cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
São Félix de Balsas: R$ 144.200,00(cento e quarenta e quatro mil e duzentos reais);
Colinas: R$ 103.000,00(cento e tres mil reais);
Turiaçú: R$ 51.500,00(cinquenta e hum mil e quinhentos reais);
Coelho Neto: R$ 30.900,00(trinta mil e novecentos reais);
Axixá: R$ 30.900,00(trinta mil e novecentos reais);
São Pedro dos Crentes: R$ 10.300,00(dez mil e trezentos reais);
Magalhães de Almeida: R$195.700,00(cento e noventa e cinco mil e setecentos reais);
Mata Roma: R$ 360.500,00(trezentos e sessenta mil e quinhentos reais);
Passagem Franca: R$ 180.250,00(cento e oitenta mil, duzentos e cinquenta reais).

A cidade de São Mateus está esquecida !

 
 
São Mateus a cada dia que passa se torna uma cidade irreconhecível, até mesmo por aqueles moradores mais antigos, nunca na história deste atual desgoverno, se viu tanto descaso e falta de respeito com a população, ou melhor, com o dinheiro público. Para entender toda essa paranóia, não se assustem se em breve a Polícia Federal bater nas porta de alguns “figurões de colarinho branco” de nossa cidade e os tirá-los algemados de dentro de suas casas ou empresas. Prova disso foi uma nota, contendo anotações de dois litros de óleo para um mototaxista que trabalha em frente ao Hospital Municipal na época das eleições estaduais de 2010, assinada por um funcionário, que ocupa cargo de confiança na Prefeitura de São Mateus, segundo o mototaxista, com a nota em mãos,o mesmo deveria se dirigir até o Auto Posto São Domigos para receber o produto.
Os buracos vêm tomando conta das ruas e avenidas de São Mateus - MA e exigindo cuidado e paciência dos moradores, motoristas e pedestres.
De fato não há aquela rua ou avenida mais castigada pela falta de infra-estrutura, e sim, diversas ruas quase que intrafegável  e outras já interditadas, não só pelos buracos e crateras abertas na via, mas pelo lixo, pelo mato e pela lama que tomam conta. Um exemplo desta situação pode ser observado ao longo da avenida piqui, rua da Granja, Quiçaú e outras.
É como disse o vereador Sebastião Nina [da base governista] certa vez: numa entrevista "São Mateus está do jeito que está graças ao Prefeito Rovélio".


Com as chuvas São Mateus entrou num verdadeiro caos, o prefeito já está com a velha desculpas, só iremos fazar alguma coisas após o inverno, o pior é que no verão nada é feito. A onda agora é andar usando botas pelas ruas e avendas de São Mateus.
Diversos fornecedores da prefeitura já conta com repasse atrasados além de algumas instituições nao governamentais estarem fechando as portas devido falta de repasse de recursos da prefeitura. Um caso claro de desvio do dinheiro público é a compra dos Transportes Escolares, ano passado a prefeitura recebeu do Governo Federal, recursos para adquirir dois veículos, no entanto só apareceu um na cidade até agora. Enquanto isso vemos desfilar na cidade, vans, coletivos e micro-ônibus de terceiros, como aluguéis até hoje não revelados a população, para que possamos saber de fato, quanto está sendo pago e quando está sendo colocado na folha de pagamento da prefeitura, é aquela coisa, eu te pago tando e comprovo outro tanto.

Como o prefeito CASSADO conta com a maioria da bancada de vereadores, sendo 7 no total, está desta forma livre para cometer os maiores abusos com o dinheiro público, que vão deste compras de fazendas, apartamento em S. Luis, carros do ano para seus familiares, até suborno para alguns vereadores. Talvez seja por isso que durante uma seção o vereador Joaozinho Pontual  [antigo rival e agora amiguíssimo do prefeito CASSADO Rovélio] afirmou que o prefeito CASSADO é o melhor prefeito que São Mateus já teve.

Enquanto isso a cidade convive com um cenário de obras inacabadas ainda do ano de 2007, como é o caso do calçamento da Rua São Benedito, onde os moradores já colocaram até placa alertando a existência de ''tubarões'' nas piscinas naturais formadas ao longo da rua, já em outras partes da cidade, os moradores já fazem gozações de que também há existências de jacarés.

A agência do Banco do Brasil de Pio XII, foi roubada nesse final de semana

  blog do Assis Filho.

Pio XII (MA) - A agência do Banco do Brasil de Pio XII, foi roubada nesse final de semana, segunda informações de um dos funcionários, não se sabe que dia a agência foi roubada, mais estão suspeitando de que foi na madrugada de sexta para sábado, pelas pegadas que estão no chão da agência.



Ainda não se tem valor exato do roubo, mais pode chegar aos 200 mil reais. Os assaltantes entraram pelos fundo da agência, onde os mesmos abriram um buraco na parede. Na noite não se tinha segurança noturna. Ainda não se tem nenhuma informações dos assaltantes.



A agência está esperando os peritos chegarem da capital maranhense.



Mais informações a qualquer momento

domingo, 13 de março de 2011

Ciclistas realizam ‘pedalada pelada’ em SP !


Do G1, em São Paulo
Mais de 200 ciclistas participam da “pedalada pelada” pelas ruas de São Paulo, na noite deste sábado (12). A manifestação tem como objetivo pedir melhores condições para o uso de bicicletas no trânsito da capital paulista. (Foto: Reuters) 
Mais de 200 ciclistas participam da “pedalada pelada” pelas ruas de São Paulo, na noite deste sábado (12). A manifestação reuniu homens e mulheres. Eles pedalaram nus, com roupas íntimas, em trajes de banho ou com os corpos pintados, e pediram melhores condições para o uso de bicicletas no trânsito da capital paulista. (Foto: Reuters)

Até 160 pessoas podem ter sido expostas a radiação no Japão

  TÓQUIO (Reuters) - O número de indivíduos expostos à radiação do terremoto atingiu a usina nuclear em Fukushima nordeste do Japão pode chegar a 160, disse um funcionário da agência japonesa de segurança nuclear, disse no domingo.
Nove pessoas já haviam mostrado uma possível exposição à radiação da usina, com base em informações de testes por parte das autoridades municipais e de outras fontes, e as estimativas das autoridades sugerem que este número poderia subir a algo entre 70-160, o funcionário da central nuclear da Agência de Segurança Industrial e Nuclear, em entrevista coletiva.
O reator número 1 da usina atômica de Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, liberou radiação após um forte terremoto e do tsunami no nordeste do Japão na sexta-feira, que danificou o sistema de refrigeração e o operador foi forçado a liberar pressão que se tinha acumulado no reator.

(Reprotagem de Risa Maeda)

sábado, 12 de março de 2011

Ricardo Marques líder do governo Humberto Coutinho? Leia e veja na reportagem.

Foi o que apurou nos bastidores da política caxiense o portal Debate Democrático. Há quem diga que a ida do vereador Ricardo Marques para a TV Difusora Caxias-Ma, onde irá apresentar o programa Acorda Caxias, a partir do dia 28 logo cedo da manhã as 06h30min, tenha um fundo bipolar. De um lado o cunho político e outro, o cunho profissional. Político, porque não interessa para o núcleo palaciano (executivo municipal) mesmo que tendo maioria na câmara ter uma ovelha desgarrada na aprovação de projetos na casa do povo, ou mesmo, um opositor no contexto que se aproxima em que o prefeito Humberto Coutinho deseja emplacar o nome do sobrinho – Leo Coutinho como candidato do grupo à prefeito de Caxias-Ma. O fato é que Ricardo Marques está declaradamente fazendo as vezes de um homem da situação.
Em entrevista concedida ao programa Cidade Livre da TV Difusora Caxias-Ma ao apresentador Ivan Brasil, Ricardo Marques afirmou que “O prefeito Humberto Coutinho contratou o profissional Ricardo Marques, não o vereador Ricardo Marques”. Mas a conversa não é bem essa nos bastidores, se tudo for como está posto nos corredores da Câmara Municipal, Ricardo nos próximos dias deve defender de peito aberto o atual mandatário da cidade. Ao que tudo indica, Ricardo venceu um dos cabos eleitorais mais tradicionais da política caxiense, que já atuou nos dois lados mais expressivos da política local, Antonio Ximenes. Ximenes teria perdido para Ricardo o posto de líder do governo. Esse acordo entre o vereador da “oposição” agora situação, com o prefeito, teria contribuído para a ida de Ricardo para a TV do Prefeito. Ou seja, Ricardo vai exercer uma das coisas que segundo ele, mais gosta de fazer que é atuar na profissão de jornalismo, mas de quebra leva também mais poder junto com ele.
Ricardo Marques pode até quem sabe ter perdido um eleitorado que apostou num Ricardo mais agressivo dentro da câmara. Mas agora, tem um grande instrumento na mão para quem sabe, poder reconquistar os eleitores que antes votou nele, ou mesmo, conquistar novos eleitores do lado em que vai começar a atuar abertamente, lado em que joga o prefeito da cidade como capital do time.
Ricardo disse que não saiu do PMDB, mas confessou que foi demitido do jornal - O Estado do Maranhão – onde tinha um blog, em razão de ter produzido uma reportagem em que lamentava que Paulo Marinho tenha desperdiçado uma oportunidade de se projetar na política nacional. Os motivos seriam os escândalos em que Paulo Marinho teria se envolvido. Mesmo sendo agora um governista declarado, Ricardo afirma por A mais B, que continua amigo do seu antigo patrão, Fernando Sarney e que as relações com o PMDB, seu partido, não estão abaladas.
Ricardo afirma que terá liberdade editorial para dizer o que pensa no programa que está prestes a colocar no ar. Isso, segundo ele, não o exime de tecer comentários e expor sua opinião, tanto pró, como contra, a atual administração em alguns setores, mas sempre ouvindo os dois lados, ou mais lados que a informação requisitar.

Maranhão tem Carnaval mais seguro dos últimos anos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), divulgou o balanço das ações de Segurança no Carnaval 2011 nesta sexta-feira (11), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Os resultados das operações de segurança foram divulgados em entrevista coletiva pelo secretário da SSP, Aluísio Mendes; comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco;coordenador Estadual da Defesa Civil no Maranhão, coronel Marcos Sousa Paiva; o delegado geral da Policia Civil, Nordman Ribeiro; tenente-coronel Jeferson Teles e o superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Lima.
A SSP apresentou o comparativo de homicídios entre o ano de 2010 e 2011. Em todo estado foram registrados 27 ocorrências de homícidio, o que representada uma redução de 16% em relação a 2010. Já na região metropolitana, foram registradas 10 ocorrências, o que significa um aumento de 25% nos homicídios em relação ao ano passado. E, no comparativo em relação ao interior do estado, que teve 17 ocorrências em 2011, houve redução de 29% nos homicídios. O relatório mostra também 93 autos de prisão, um afogamento e um combate a incêndio em residência.
Em todas os 40 pontos de festas do carnaval, a SSP informou que durante os cinco dias de brincadeira, de sexta-feira (4) a terça-feira (8), não houve nenhum homicídio, nenhum assalto a ônibus coletivos e vans, como também nenhum furto a carros tanto na capital quanto no interior do estado. "Tivemos um dos carnavais mais seguros dos últimos anos", disse Aluísio Mendes.
Em virtude do trabalho conjunto entre o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), da Polícia Civil e da Polícia Militar, os baixos índices de violência em São Luís e na Grande São Luís foram considerados positivos e satisfatórios. Quem participou das brincadeiras pode se divertir com tranquilidade nos locais onde as festas aconteciam. O grande destaque na segurança foram as redes de bloqueio, que faziam uma triagem, revistando todos que entravam nos pontos de brincadeira, bloqueando a entrada de bebidas, armas de fogo e branca e drogas.

Vítimas das chuvas ficam em estábulos no interior do Maranhão

Estábulos de um parque agropecuário estão sendo utilizados como abrigos para as vítimas das enchentes na cidade de Bacabal, distante 258 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís. Pelo menos 170 famílias foram alojadas no local, segundo a Defesa Civil do município. Somente em Bacabal, 1.810 pessoas tiveram de deixar as suas casas por causa da subida águas ou perderam, definitivamente, suas residências, destruídas pelas enchentes.
Em todo o Maranhão, já são 11,7 mil pessoas fora de casa por causa das inundações nas bacias dos rios Mearim, Itapecuru, Tocantins e Parnaíba. São consideradas desabrigadas as pessoas que estão em alojamentos públicos. Os desalojados são aqueles que foram para a residência de amigos ou parentes.
As condições de higiene e de segurança no parque de exposições de Bacabal estão longe do ideal, conforme informações de moradores. A água é escassa e a iluminação do local, ruim. São espaços pequenos, sem teto, protegidos apenas com lonas de plástico, com banheiros improvisados. “Não existem cavalos hoje no local. Os cavalos e bois ficam apenas no período da Expoaba (Exposição Agropecuária de Bacabal). Hoje, no lugar dos animais, estão os desabrigados”, disse Jonhson Santos, morador de Bacabal.
Essa não é a primeira vez que estábulos são utilizados como abrigos em Bacabal. Em 2009, esse mesmo parque agropecuário foi transformado em alojamento. O local, entretanto, foi interditado pelo então juiz da 1ª Vara de Bacabal, Osmar Gomes dos Santos, por falta de condições de higiene. Na versão dos moradores, as condições de higiene hoje são as mesmas de dois anos atrás.
Até agora, Quatro municípios no Maranhão já decretaram situação de emergência: Trizidela do Vale, Bacabal, Igarapé Grande e São Luís Gonzaga do Maranhão. Em Trizidela do Vale está o maior número de desabrigados ou desalojados: 6,3 mil. Com a cheia do rio Mearim na região de Bacabal (hoje ele já está 7 metros acima do normal), Bacabal já é o município do Estado com o segundo maior número de pessoas fora de casa. Imperatriz, Pedreiras, Arari, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Pirapemas, Timon e Vitória do Mearim foram as outras cidades do Estado atingidas pelas inundações.

quarta-feira, 9 de março de 2011

UMA REFLEXÃO ...

RECOMEÇAR

Sempre é tempo de recomeçar.
Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos.
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
 
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos...
 
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade.
As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
 
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você?
Você está pronto para recomeçar?
 
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade.

Número de mortos por acidentes no Carnaval é o mais alto em 5 anos

Rio de Janeiro, 9 mar (EFE).- Pelo menos 189 pessoas morreram em 3.566 acidentes de trânsito registrados nas estradas federais do Brasil durante o feriado do Carnaval, o que transformou as festas de 2011 nas mais trágicas dos últimos cinco anos, conforme um balanço parcial divulgado nesta quarta-feira pela Polícia Rodoviária Federal.

Número de mortos por acidentes no Carnaval é o mais alto em 5 anosAlém das 189 vítimas mortais, 2.152 pessoas sofreram ferimentos em acidentes registrados entre a madrugada de sexta-feira passada e esta terça, quando o Quarta-Feira de Cinzas encerra o Carnaval.
Os números superam os do ano passado, quando, em 3.233 acidentes registrados durante seis dias de Carnaval, 143 pessoas morreram e 1.912 ficaram feridas.
O número de mortos deste ano também supera os 145 registrados de 2007, que era até agora o mais violento nas estradas.
Os números podem subir mais já que muitas pessoas que viajaram para desfrutar o feriado ainda não retornaram a suas cidades de origem e se prevê um aumento do fluxo de veículos nesta quarta-feira.
O balanço inclui os acidentes ocorridos nas estradas administradas pelo Governo Federal, e não leva em conta os registrados em estradas regionais e municipais.

Dos cinco dias do Carnaval deste ano o mais violento nas estradas foi no sábado, precisamente quando a maioria dos turistas iniciou suas viagens e quando se registraram 58 mortes e 555 feridos em 1.046 acidentes.
Na operação da Polícia Rodoviária para prevenir os acidentes neste feriado, que prosseguirá até a meia-noite desta quarta-feira, foram detidos 437 motoristas embriagados.

O acidente mais grave foi registrado no sábado quando 26 pessoas que viajavam num ônibus de turismo morreram ao se chocar com um caminhão em uma estrada do estado de Santa Catarina, no sul do país.

terça-feira, 1 de março de 2011

BLOCÃO DA JUVENTUDE 2011 REALIZARÁ AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO CARNAVAL

O Conselho Estadual da Juventude (CEJOVEM) e o Fórum Estadual de Juventude (FEJMA) através de parceria firmada com a Secretaria de Estado da Juventude (SEJUV) e vários órgão do Governo do Estado, como o DETRAN, promoverá durante todo o carnaval uma série de ações educativas em todo o Estado. As ações, que acontecerão com abadás especialmente confeccionados para o projeto, incluem blitz educativas com distribuição de preservativos, folder's sobre drogas e DST's, colagem de adesivos em veículos que abordam a problemática direção x álcool, etc...
"Mobilizamos nossas equipes organizadas em dezenas de cidades no Estado e atuaremos no sentido de conscientizar o cidadão, o jovem, o trabalhador, sobre o perigo da combinação de álcool e trânsito, alertando ainda sobre o risco de contração das DST's nesse período, isso tudo numa ação sempre inovadora quando parte de jovem pra jovem" destacou Assis Filho, membro do Conselho Estadual da Juventude e articulador das ações.
As ações do Blocão da Juventude, como foi batizado o Projeto, acontecerá em cidades como Pio XII, Peritoró, Coroatá, São Mateus do Maranhão, Buriti Bravo, Caxias, Bacabal, Governador Nunes Freire, Matinha, Pinheiro, Bacuri e tantas outras, além da Capital do Estado. As ações visam a redução do número de acidentes nas estradas e a utilização de preservativo nas relações sexuais durante todo o período momesco, onde acidentes de trânsito por conta do grande consumo de álcool e a contração de DST's se assentuam substancialmente.

Facebook